terça-feira, 8 de março de 2011

II Encontro

O FAZER PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR

      Iniciamos nosso segundo encontro no dia 03/02/2011 nas dependências da Escola Básica Municipal Dom Bosco às 8 horas. Após as boas vindas, relembramos o encontro anterior através de fotos e atividades realizadas. Em seguida como sugestão da tutora as cursistas trouxeram livros que recomendavam a leitura para que os colegas também pudessem lê-los . Concluída a troca fiz um comentário a respeito da importância da leitura na nossa vida e também na nossa profissão. Dando continuidade assistimos ao vídeo “Mensagem ao Professor” refletindo sobre os ensinamentos que poderíamos retirar dele para o nosso dia a dia. Após a dinâmica iniciamos o assunto do dia: O Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar em Alfabetização. Formamos seis grupos para realizarmos as leituras dos fascículos 3 e 5 do livro PRÓ-LETRAMENTO, cada grupo organizou  a leitura e uma forma de apresentação exemplificando o tema lido. Como conclusão da atividade   relatei que essas inúmeras propostas de trabalho podem nos ajudar a resignificar as práticas na sala de aula. Após esta atividade apresentei ao grupo o slide do projeto CATU comentando a importâncias dos Projetos Pedagógicos. Também entreguei uma folha contendo orientações de como elaborar um projeto. Deixei um espaço para que se reunissem e pensassem em um projeto que poderia ser aplicado em sala de aula e que no período vespertino estariam organizando o mesmo. Foi uma manhã proveitosa, significativa com boa participação de todas as cursistas.


        Na parte da tarde iniciamos as atividades com uma dinâmica em dupla: “Dificuldades na sala de aula/escola” cada cursista recebeu uma folha onde deveria escrever um problema que enfrenta no dia a dia na escola/sala de aula, logo em seguida troquei as folhas e ao ler o problema, outra cursista deveria sugerir possíveis soluções para este problema. Ao final cada cursista falou do problema e das alternativas que poderiam ser usadas para a melhoria em sala de aula/escola.

 Após esta atividade as cursistas tiveram mais  um tempo para organizar um projeto de trabalho. Para encerar a tarde as cursistas fizeram a apresentação dos projetos.
Na socialização os grupo utilizaram diferentes temas e estratégias , foi um momento muito rico, com a participação  de todas   as cursistas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário